O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal (cf. Rm 6,3-11). Como porta de entrada para a Igreja, o Batismo nos dá acesso aos demais sacramentos. Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua igreja, somos feitos templos do Espírito Santo. O Batismo pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela palavra.
Preparação para Batismo: Procure a secretaria de sua paróquia antes de marcar a celebração e conheça a proposta de preparação para o Batismo que a sua comunidade oferece. Escolha padrinhos católicos, que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos. Apresente a documentação exigida e, de preferência, batize em sua paróquia de residência. Sendo o Batismo realizado noutra igreja, peça o comprovante de participação na Catequese batismal e informe-se também lá, onde será celebrado.
Quem pode receber o Batismo:
- Todas as pessoas podem e devem receber o batismo
- Crianças de 0 a 6 anos
- Crianças acima de 7 anos e adultos (neste caso, deve-se primeiro realizar a catequese da pessoa a ser batizada)
Quem pode ser padrinho ou madrinha?
- Os padrinhos devem ser Católicos Apostólicos Romanos praticantes
- Ter no mínimo 16 anos de idade
- Podem ser solteiros ou casados (no Civil e na Igreja Católica)
- Devem possuir os sacramentos da iniciação cristã: Batismo e Eucaristia, se possível Crisma, e Matrimônio (caso sejam casados)
Os padrinhos devem transmitir aos seus afilhados a fé da igreja e ajudá-los na caminhada cristã. Por isso, devem professar e vivenciar a fé católica.
Membros de Igreja ou comunidade eclesial não católica não podem ser padrinhos no sentido litúrgico e canônico, mas havendo justa causa (parentesco, amizade, etc.), junto com um padrinho católico, podem ser admitidos como testemunhas do Batismo, apenas.
Passos para o batizado:
- Escolha de um casal de padrinhos de Batismo (observar item anterior)
- Escolha dos padrinhos de Consagração (não precisam participar do curso)
Para mais informações sobre os encontros, procurar a Secretaria Paroquial.
Coordenadora: Geralda Magela Pereira