Paróquia

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Pedro Leopoldo)

- Somente a última segunda-feira do Mês- Missa Terço dos Homens
15h
- Terço da Misericórdia (exceto na primeira quinta-feira)
Toda Segunda-feira - Terço dos Homens

Toda Terça-feira - Sagrada Face

15h

Toda Quinta-feira, exceto a 1º quinta-feira quando acontece a Missa da Divina MIsericórdia - Terço da Misericórdia

Todo dia 8 de cada mês - Adoração ao Santíssimo Sacramento

17h

Comunidade São José

08h - 1º e 3º domingo de cada mês
Todo dia 19 de cada mês - Missa

Comunidade São Geraldo

08h - 2º e 4º domingo

Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Magalhães)

08h - 2º domingo
Todo dia 13 de cada mês - Missa

Comunidade São Francisco de Assis

08h - Todo 1º domingo
Todo dia 04 de cada mês - Missa

Comunidade São Sebastião

15h - Todo 1º domingo

Comunidade Santo Expedito

Segunda-feira
15h - Toda 1º segunda-feira

Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Matos)

17h - Todo 1º sábado

Comunidade São Judas Tadeu

19h - 1º e 3º sábados
Todo dia 28 de cada mês - Missa

20h

O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal (cf. Rm 6,3-11). Como porta de entrada para a Igreja, o Batismo nos dá acesso aos demais sacramentos. Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua igreja, somos feitos templos do Espírito Santo. O Batismo pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela palavra.

Preparação para Batismo: Procure a secretaria de sua paróquia antes de marcar a celebração e conheça a proposta de preparação para o Batismo que a sua comunidade oferece. Escolha padrinhos católicos, que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos. Apresente a documentação exigida e, de preferência, batize em sua paróquia de residência. Sendo o Batismo realizado noutra igreja, peça o comprovante de participação na Catequese batismal e informe-se também lá, onde será celebrado.

Quem pode receber o Batismo:

• Todas as pessoas podem e devem receber o batismo
  • Crianças de 0 a 6 anos
  • Crianças acima de 7 anos e adultos (neste caso, deve-se primeiro realizar a catequese da pessoa a ser batizada)

Quem pode ser padrinho ou madrinha?

• Os padrinhos devem ser Católicos Apostólicos Romanos praticantes
  • Ter no mínimo 16 anos de idade
  • Podem ser solteiros ou casados (no Civil e na Igreja Católica)
  • Devem possuir os sacramentos da iniciação cristã: Batismo e Eucaristia, se possível Crisma, e Matrimônio (caso sejam casados)

Os padrinhos devem transmitir aos seus afilhados a fé da igreja e ajudá-los na caminhada cristã. Por isso, devem professar e vivenciar a fé católica.

Membros de Igreja ou comunidade eclesial não católica não podem ser padrinhos no sentido litúrgico e canônico, mas havendo justa causa (parentesco, amizade, etc.), junto com um padrinho católico, podem ser admitidos como testemunhas do Batismo, apenas.

Passos para o batizado:

• Escolha de um casal de padrinhos de Batismo (observar item anterior)
  • Escolha dos padrinhos de Consagração (não precisam participar do curso)

Para mais informações sobre os encontros, procurar a Secretaria Paroquial.

Coordenadora: Geralda Magela Pereira